7 regras de redes sociais que todo empreendedor deve saber
Especialistas afirmam que é preciso prestar atenção na frequência de postagem e no conteúdo
1. Não ignore os comentários
As redes sociais são espaços que permitem o diálogo, por isso é
importante que o responsável estimule a participação e responda as
perguntas dos usuários. “Se abre um canal de comunicação e não consegue
atender, é melhor não estar lá”, afirma Suguimoto.Uma das vantagens das mídias sociais é que uma empresa pode receber uma crítica que não chega até ela por meio de outros canais de comunicação. “Apagar mensagens e não responder faz com que os usuários utilizem outras plataformas para reclamar sobre aquela marca”, completa.
2. Defina onde você quer estar
Facebook, Twitter, Youtube, Pinterest, Instagram são alguns exemplos de
redes sociais. Para Grazielle, o perfil do consumidor da marca é o que
vai ajudar o empreendedor a escolher em quais ele atuará.Para Suguimoto, o Pinterest pode ser interessante para um empresário que tenha várias fotos de seus produtos, por exemplo. “Ele tem que avaliar a rede como se fosse uma vitrine”, ensina. Está indeciso? Faça uma conta para registrar sua marca e bloqueie, para não perder o nome do perfil.
3. Produza conteúdo que tenha a ver com a sua marca
Quais são os valores da sua empresa? Qual é o perfil do seu consumidor?
Que tipo de informação seria relevante para ele? Grazielle explica que
essas questões devem ser sanadas antes de publicar qualquer coisa na
rede. “Porque esse espaço não é para uma campanha tradicional. Tem que
ter um conteúdo relevante para aqueles consumidores, para que eles se
identifiquem e divulguem”, diz.“É muito comum empresas que publicam o que é do interesse dela e não do interesse do público. Quando se está nas mídias sociais, as pessoas não são obrigadas a acompanhar aquilo e elas vão deixar de te seguir”, afirma Siqueira. Além disso, ele ressalta que é importante não parecer ser muito descolado, por exemplo, quando a empresa não é.
Certificar-se de que as imagens e textos dos conteúdos não tenham direitos autorais é outro cuidado necessário. Caso contrário, o post pode ser retirado da página. “O gestor que estiver na página está falando em nome da empresa, em nome da marca. É a resposta oficial da empresa, por isso, a gestão das respostas tem que ser muito bem feita”, explica Reichow.
4. Foque no planejamento
Para um dono de uma pequena empresa, montar uma equipe para se dedicar
ao gerenciamento das redes sociais pode não ser viável. Mas, ter
planejamento e acompanhamento é indispensável. “É um espaço para
desenvolver os produtos e monitorar a concorrência. O que acontece nas
redes tem que fazer parte da reunião de pauta das decisões
estratégicas”, afirma Grazielle.
5. Tenha consistência
A frequência com que as empresas postam o conteúdo precisa ser
acompanhada de perto. O excesso não é permitido e muito menos a escassez
de posts.Muitas empresas começam empolgadas e depois não postam com frequência. “Isso é bastante ruim porque não tem não criar um relacionamento contínuo com os consumidores”, explica Siqueira.
6. Crie uma conduta de regra da página
Mensagens desrespeitosas, xingamentos e palavrões são comuns em
reclamações de consumidores. O recomendável é criar uma política de
utilização da página, informando aos usuários que mensagens com esse
tipo de conteúdo não serão aceitas.“De uma maneira geral, nunca perca a paciência com ninguém. Tente entender qual é o motivo da reclamação e tente mostrar uma solução. Eles querem sua atenção”, ensina Siqueira.
7. Integre as redes com os outros canais da empresa
Ter bastante conteúdo nas redes sociais pode ser bom e valorizar a
marca do negócio, mas não deve ser o único foco do empresário. “Não
aposte tudo nas redes sociais, não substitua o site da empresa por uma
conta na rede social”, recomenda Siqueira.“É importante que exista um alinhamento porque eventualmente quem está na sua rede social, também está na sua loja, ou ligando para o seu call center”, completa Grazielle.
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