As Melhores Ferramentas para o Marketing de Rede
A cada
passagem de ano ficamos com mais diversidades e Ferramentas! Aumentamos o
número de visitas ao blog, crescemos enquanto profissionais, (quase que
deixamos de ter tempo para crescer com todos os desafios), mas acima de tudo,
mantemos o objetivo de partilhar os nossos conhecimentos com todos aqueles que
diariamente nos procuram para aprender mais sobre marketing digital.
Elegemos o TOP Five do Marketing
1) As
Timelines mais criativas do Facebook: Com a implementação das timelines no
Facebook foram várias as marcas e páginas individuais que aproveitaram esta
funcionalidade para serem mais criativos!
Quando se
falou do aparecimento da nova Timeline do Facebook, houve logo muitos
comentários que previam que poderia ser uma oportunidade muito boa de fazer
publicidade usando a nova imagem da capa. Mas enquanto não surgem novidades
para as páginas das empresas, já há quem tenha dado asas à sua imaginação, e
transformado a sua Timeline de tal forma que se destaca de todas as outras.
2) Eu
quero fazer um vídeo viral: Todos queremos criar campanhas e videos que sejam
virais, mas será que sabemos bem como o fazer?
Cada vez
mais se fala da importância crescente do vídeo na comunicação digital. Assim,
não é de surpreender que muitas empresas e pessoas comecem a apostar nesta
ferramenta como forma de dinamizar o seu negócio ou competências pessoais, como
com os currículos em vídeo por exemplo. Num mundo onde filmar, editar e colocar
online é cada mais rápido e intuitivo, coloca-se a questão: “Mas como fazer um
vídeo que toda a gente veja e, melhor ainda, partilhe?” Basicamente, o que
todos procuram no momento é fazer um vídeo viral. Para mim isto faz com que o
enfoque passe a ser o conteúdo. Nem a
propósito, ontem no mural do João Bem vi
um vídeo que fala precisamente sobre esta questão. É uma TED talk do Kevin
Allocca, o trend manager do YouTube (sim, um tipo que é pago para passar o dia
a ver vídeos do YouTube!) onde ele tenta explicar porque certos vídeos se
tornam virais.
Claro que
não convém confundir um vídeo viral com um vídeo que tem milhões de
visualizações porque está já criada uma forte comunidade em torno da marca ou
da pessoa que criou esse mesmo vídeo. Exemplos disso são os YouTubers como a
iJustine, o Ray William Johnson ou o Ryan Higa (qualquer vídeo que o Ryan
publica tem entre 3 e 6 milhões de visualizações).
Então,
num mundo onde a cada minuto se faz o upload 48 horas de vídeo, como criar um
que seja viral?
Para
Kevin há 3 coisas fundamentais que tornam um vídeo viral: “tastemakers”,
comunidade criativas de participação e o factor “inesperado”.
Um vídeo
pode estar online há meses, mas quando um “tastemaker” promove um vídeo na sua
comunidade, isso leva a que todos os seus
seguidores queiram conhecer esse vídeo. Inúmeros casos como este já
aconteceram na América, mas há bem pouco tempo o mesmo aconteceu com um
YouTuber português, o Nurb. Um vídeo que o Nurb publicou a 2 de novembro foi
divulgado pelo Rui Unas a 13 de dezembro no seu Facebook, o que gerou grande
buzz em torno do YouTuber português e que fez inclusivamente com que outras
figuras públicas, neste caso “tastemakers”, como a Luísa Barbosa, também divulgassem este vídeo nas suas redes!
3)
Coca-cola muda de nome… e lança garrafa inspirada na Madonna! Depois de 125
anos de existência a Coca-Cola ainda nos consegue surpreender e envolver nas
suas estratégias.
E se ao
fim de 125 anos de existência a Coca-Cola mudasse de nome? E se de repente
a Coca-Cola se passasse a chamar Raquel, Joana, Nuno, Carlos..?!
Digam lá
se não gostavam da ideia! Pois foi isso mesmo que aconteceu na Austrália! Os
150 nomes mais comuns nesse país foram colocados nos rótulos das garrafas de
Coca-Cola alterando e personalizando assim cada garrafa!
Mais uma
campanha eficaz e genial da marca, motivada pelo fato de uma pesquisa de
mercado ter constatado que 50% dos jovens australianos não haviam consumido
Coca-Cola nos últimos 30 dias antes da pesquisa.
Numa
aposta de mudança de comportamento e de tentar reativar o consumo da bebida, a
marca criou uma estratégia de marketing, que se baseou na alteração dos rótulos
das garrafas de Coca-Cola substituindo as mesmas com os nomes mais comuns
daquele país.
Resultado?
O planeado! Formaram-se filas nos pontos de venda e a procura pelas
garrafas personalizadas foi um sucesso, tendo aumentado o consumo
total da bebida em 5% e as vendas junto do público jovem cresceram
7%, já para não falar do buzz gerado nas redes sociais.
É
que as campanhas da Coca-Cola sempre reforçaram a sua presença nas
relações sociais, mas é inegável que estamos numa era digital, assim a
marca privilegiou o contacto real através da troca de garrafas
personalizadas ao mesmo tempo que estimulava a interação nas
redes sociais e nas plataformas online.
Certamente
muito de nós se recordam de inúmeras campanhas da marca, uma outra campanha
recente é a da Coca-Cola Diet. Jean Paul Gaultier foi anunciado novo
director criativo da Coca-Cola Diet, substutindo nomes como Karl
Lagerfeld autor da campanha do ano passado, Cavalli, Nathalie Rykiel, Diane Von
Furstenberg e Moschino vestindo a marca com as suas criações.
Mas
voltando à mais recente, Jean Paul Gaultier, o estilista inspirou-se no
famoso soutien cónico usado por Madonna nos anos 90, no look da diva pop
e também na sua própria imagem, a das t-shirt às riscas. A
nova colecção tem o nome de “Night & Day”.
4)
Youtube Capture: Aplicação que permite capturar vídeo e partilhá-lo no YouTube.
–
Após o
lançamento do Maps, a Google parece querer continuar a apostar na App Store e
lança agora uma nova aplicação que permite capturar vídeo e partilhá-lo no
YouTube.
A YouTube
Capture torna assim a partilha de vídeos no Youtube uma tarefa fácil, pois não
existe a necessidade de sair da aplicação e ainda disponibiliza algumas
ferramentas básicas de edição para melhorar a captura antes de a partilhar.
A YouTube
Capture está disponível gratuitamente na da App Store e é compatível com iPhone
3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª
geração) e iPod touch (5ª geração). Por último, como requisito mínimo,
necessita do iOS 5.0.
5) Google
Analytics agora permite análise de Redes Sociais: Analytics integra informação
proveniente das redes sociais e permite-nos medir o ser desempenho.
O Google
Analytics é uma das mais completas e utilizadas ferramentas para análise do
desempenho de sites. Além de apresentar os dados de uma forma simples e
organizada, permite análise detalhada do tráfego e conversão dos nossos sites.
No entanto, embora se trate de uma ferramenta interessante, com a evolução
constante das Redes Sociais, a medição dos resultados é cada vez mais complexa
assim como a definição de quais os canais que mais geram valor para a nossa
marca.
Vocês
certamente conhecerão esta ferramenta e usam-na diariamente, portanto, terão
reparado nas pequenas alterações (maioritariamente visuais) que o Google
Analytics sofreu nos últimos dias.
A maior
novidade desta ferramenta foca-se na análise de tráfego proveniente das Redes
Sociais e quais os resultados efetivos no desempenho do nosso site. Neste
sentido, o Analytics permite agora a extração de relatórios personalizados, que
têm como objetivo:
-
Identificar o valor total do tráfego proveniente de redes sociais e como levam
a conversões diretas ou auxiliam em futuras conversões;
- Compreender as atividades sociais que acontecem dentro e fora do site, para ajudar a optimizar o envolvimento dos utilizadores e aumentar os indicadores sociais de desempenho (KPI’s Sociais);
- Melhorar e tornar mais eficientes as decisões baseadas em dados extraídos de campanhas de marketing nas redes sociais.
- Compreender as atividades sociais que acontecem dentro e fora do site, para ajudar a optimizar o envolvimento dos utilizadores e aumentar os indicadores sociais de desempenho (KPI’s Sociais);
- Melhorar e tornar mais eficientes as decisões baseadas em dados extraídos de campanhas de marketing nas redes sociais.
Estes
novos relatórios permitem a visualização rápida das conversões geradas a partir
destes meios e analisar o tráfego gerado, verificar quais os “goals” que estão
a ser impactados pelos Social Media e ainda perceber quais os produtos
existentes no site que tiveram mais partilha, através da análise de desempenho
dos “plugins” existentes no site. Por fim, será possível acompanhar as atividades
que estão acontecer fora do nosso site.
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