Retorno no Investimento em Marketing



Retorno do Investimento em Marketing


Inserir uma nova marca no mercado e fazer com que ela seja bem sucedida é das tarefas mais difíceis para qualquer gestor. Por detrás dos anúncios que vemos nas revistas e na TV existe um planejamento e uma estratégia, uma verdadeira arte dos profissionais do marketing.

Construir uma marca vai além de criar um produto e disponibilizá-lo no mercado. O que se cria através de uma estratégia de marketing é um valor acrescentado. Não é só um produto que é vendido, mas um conceito, uma experiência. Se todos os produtos semelhantes tivessem o mesmo valor acrescentado, a única coisa que iria diferenciar um dos outros seria o preço, e ganharia aquele que tivesse o preço mais baixo, obrigando os outros concorrentes a definirem ações para diminuir custos, em vez de acrescentar valor para ganhar espaço no mercado. O que irá determinar o sucesso de uma marca é a aceitação do público em relação ao produto, e é aí que entra a estratégia dos profissionais para desenvolver uma tática que convença o consumidor de que aquele produto não é apenas mais um.

Algumas empresas ainda hesitam em investir numa campanha promocional, seja por não quererem disponibilizar os recursos necessários, ou pela falta de informação sobre os resultados explicitáveis pelo orçamento disponibilizado para tais fins. A dúvida é onde e como aplicar os investimentos para obter aumentos significativos de vendas dos seus produtos ou serviços.

Para medir esse investimento, algumas empresas estão a utilizar metodologias que revelam o índice de desempenho das ações de marketing. O cálculo do Retorno do Investimento em Marketing (ROI de Marketing) envolve técnicas de estatísticas e desenvolvimento de suporte à tomada de decisões, de maneira a ser possível uma análise detalhada das variáveis relevantes de um negócio. Esta prática, no entanto, ainda é considerada um desafio para muitas empresas pela dimensão dos esforços necessários à implementação de métodos precisos para medir esses resultados.

Uma  grande número de organizações ainda aposta nas decisões baseadas em tentativa e erro. Essa abordagem, no entanto, é obsoleta e limitada, não condizente com a realidade global, que dispõe de estudos e tecnologias de informação avançadas. Como saber qual o produto que teve a melhor aceitação no mercado? E como definir que veículo de comunicação foi mais eficiente? Qual a combinação adequada de veículo e produto para atingir o público alvo? São questões que uma metodologia mais simplista não é capaz de responder. Portanto, uma metodologia de avaliação bem estruturada é fundamental à realidade de cada empresa.

A abordagem de ROI de Marketing assume que todas as ações de marketing são mensuráveis e passíveis de otimização.  A filosofia deste processo depende de uma combinação de ferramentas e ações, que são aplicadas de acordo com a dimensão e estratégia de cada empresa.

Independente do tipo de organização, procurar metodologias eficientes de mensuração dos resultados do marketing é uma necessidade. Aquelas que continuarem a aplicar o sistema de “tentativa e erro” cairão num nível de desperdício de tempo e recursos, que resultará em perda de espaço para os seus concorrentes. O mercado está cada vez mais globalizado, competitivo e informado.




 Porque investir em marketing?


Essa é a grande questão para todos que pensam que não é necessário investir na imagem da sua empresa. Muitas pessoas acreditam que investimento é apenas em produtos ou funcionários, e é esse o maior erro de algumas companhias. Para trazer investidores que geram lucros, precisamos apresentar para os futuros clientes que somos uma empresa de sucesso.
Começamos respondendo uma típica pergunta de empreendedores: “Porque devo investir em marketing?”. E a nossa primeira resposta seria: “Você necessita investir em marketing!”.

A importância do investimento constante em marketing, está totalmente ligado ao retorno, porém há muitos empresários esperando o retorno imediato, e este é um dos motivos ao qual param de investir no crescimento da marca. Em 2013, cerca de 71% das empresas pesquisadas irão aumentar o investimento em marketing. Pesquisas apontam que 90% das empresas já investem em marketing, porém, muitas empresas não investem constantemente.

Imagine que você está em um navio cargueiro, esse navio necessita de combustível para que as turbinas funcionem e ele possa viajar para todos os cantos do mundo, porém, se você coloca combustível apenas uma vez e depois não abastece mais, consequentemente esse combustível irá acabar, com isso a tripulação e toda carga ficará a deriva no mar. Assim funciona com as empresas, o investimento é o combustível, e a sua empresa é o navio, se não houver investimento de comunicação com seu público, a empresa não vai trazer o retorno esperado e consequentemente não se tornará uma empresa de sucesso, ou seja, sua empresa ficará a deriva no mar, enquanto os seus concorrente estarão crescendo cada vez mais.

As empresas precisam de um excelente trabalho de divulgação, fazer com que a marca e os produtos estejam na mente dos consumidores. Os clientes além de terem necessidade, um bom marketing precisa despertar um desejo aos consumidores de ter um tal produto.

Um dos maiores exemplos é a Coca-cola, que percebeu uma queda nas vendas em uma cidade da Austrália e resolveu fazer uma campanha inserindo os nomes de pessoas mais populares daquela cidade nas latinhas, e deu no que deu, virou um viral por todo o mundo, onde fizeram a mesma campanha em outros países. Esses consumidores não tiveram a necessidade de comprar uma latinha da Coca-Cola e sim um desejo de ter uma latinha com seus nomes.

O marketing é a identidade da empresa, e uma empresa sem identidade é uma empresa que não será conhecida ou tão mesmo reconhecida. Por que dizemos que o marketing é a identidade da empresa? É a forma mais abrangente possível que uma empresa pode se apresentar para os possíveis clientes, parceiros, e atingir diretamente seu público alvo.

Hoje existem  muitas empresas que estão diretamente ligadas ao marketing e se tornaram dependentes dessa ferramenta, e um aviso para aquelas que ainda não se preocupam com isso: Sua empresa esta ficando cada vez mais para trás, seus concorrentes estão investindo em marketing.
As empresas necessitam de um marketing para poderem continuar com sua jornada de crescimento e chegar ao sucesso.
A dica de hoje é o investimento no mundo digital, que é onde habita o maior público consumidor.

Não deixe o combustível da sua marca se esgotar. Você pode investir por vários meios de comunicação, e ganhar por meio das redes mais acessadas do mundo como Google, Yahoo, Uol, Bing, Facebook ou até mesmo com outros tipos de mídias.



Como investir em marketing nas pequenas empresas?


O trabalho na área de marketing nem sempre é visto como um esforço que traz lucros imediatos, mas sim como um custo a mais para as contas da empresa. Infelizmente.

Já para uma empresa que está em seus primeiros anos de existência, a chance de os investimentos em marketing terem espaço dentro da organização é ainda menor. O que, fatalmente, poderá ser um dos fatores de insucesso caso o negócio não deslanche, juntamente com os problemas de administração característicos das organizações menores e com pouca experiência de mercado.

Como investir em marketing nas pequenas empresas?Porém, nem sempre são necessários investimentos altos em marketing. Se sua empresa conhece bem seu público-alvo e dedica parte preciosa do seu tempo a planejar suas estratégias de comunicação e marketing o sucesso do negócio virá com o tempo, sem grandes investimentos.

A atividade de marketing em uma empresa de pequeno porte deve ser estruturada e estrategicamente pensada, ainda que a concentração das ações esteja somente no empresário, inicialmente. Para isso, um plano de marketing bem orientado ajudará a nortear as atividades de sua empresa.

Mas quais atividades são mais indicadas para as pequenas empresas? Tudo dependerá dos hábitos de consumo de seu público-alvo, suas preferências e características únicas. Mas, independente destes aspectos, algumas ações podem ser levadas em consideração, como:

- Faça pesquisas


Antes mesmo de abrir uma empresa, é preciso conhecer todo o mercado onde se deseja atuar. Cada vez que surge a idéia de um novo produto/serviço, deve-se estudar minuciosamente se esta é a melhor opção frente às necessidades do consumidor e o que a situação atual do mercado demonstra. É importante, também, mensurar os resultados obtidos, pois uma pesquisa de mercado deve nortear todas as ações que serão tomadas a seguir.

-Utilize a internet


A internet é um meio de comunicação com investimento relativamente baixo frente a outros meios utilizados como esforço de marketing. Seu crescimento tem causado muito impacto no modo de consumo das pessoas, e a tendência é que isso se espalhe e cresça ainda mais. Além disso, este meio pode ser utilizado em diversas etapas do seu negócio como: prospecção, divulgação da marca, pré-venda, pós-venda etc.

Construa um site voltado para o seu cliente, e se optar por usar serviços de mídias sociais e blogs gratuitos existentes (Facebook,  Twitter, WordPress, etc), não se esqueça que este tipo de ação obrigatoriamente tem que gerar um retorno por parte do cliente, uma interação, senão se torna algo frio e sem envolvimento. Lembre-se que ter muitos “seguidores” e “fãs” não significa necessariamente que seu negócio está deslanchando. Atraia o seu público-alvo, pois é desta forma que suas vendas aumentarão. O bom relacionamento com os clientes deve ser o pensamento primordial e sua resposta a ele, frente aos canais de comunicação escolhidos, deve ser pronta e eficiente, sem delongas.

O e-mail marketing podem lhe ajudar a divulgar seus novos produtos, sua participação em um evento do setor e comunicar tudo que sua empresa precisa dizer. Não envie e-mails demais no mesmo dia, isso pode gerar desconforto ao cliente, que automaticamente pensará se tratar de práticas indesejáveis (spam).

- Imagem corporativa


Para vender seus novos produtos – que ainda têm sua qualidade desconhecida do mercado – é muito importante que a imagem corporativa transmita confiabilidade aos clientes. Investimentos em detalhes como logotipo, slogan, embalagem, envelopes e papéis timbrados da empresa devem ser encarados como um esforço de marketing, pois eles serão percebidos pelos clientes e influenciarão em sua decisão de compra.



- Relacionamento e parcerias


É muito importante que você faça parcerias e tenha um bom relacionamento com as empresas do seu meio de atuação – principalmente, com os veículos que divulgam as notícias do setor, como revistas, sites e jornais. A empresa é nova e precisa de reconhecimento, portanto, conquistar seus contatos é premissa para trocas eficientes. Ter um bom relacionamento com aliados facilita que o nome de sua empresa possa ser disseminado por estas parcerias de forma interessante para o seu negócio.

Para isso, frequente eventos do seu segmento de atuação e faça contatos duradouros – boas práticas de networking devem ser levadas em consideração – que proporcionem parcerias de valor para ambas as partes. O importante é mostrar onde você pode contribuir com o negócio do parceiro, em troca da tão prestigiada colaboração por parte dele. Afinal, divulgação positiva é o que sua empresa precisa para associar a marca a um bom negócio.


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