Diversos Tipos de Marketing Existentes
Tentar definir Marketing já é, por si só uma tarefa difícil. Penso que o
termo Marketing nunca obteve uma explicação definitiva. Se
procurarmos definições para o termo, encontraremos centenas delas. Com
certeza uma diferente da outra. Já havia escrito em outro artigo que "
Cada autor descreve Marketing conforme o seu próprio entendimento".
Para complicar um pouco mais, autores vão descrevendo e desenvolvendo
novos tipos de Marketing. Alguns deles consagrados (Marketing de
Serviços ou Marketing Direto, por exemplo) e outros nem tanto. Há
alguns anos venho colecionando nomes de variações e tipos específicos
de Marketing de diversos autores e pensadores.
Cybermarketing -
Considerado uma ferramenta facilitadora para o Marketing. Trata-se de
instrumentos para focalizar na "personalização em massa",
proporcionando maior rapidez nas transações, do que comparado aos meios
tradicionais de troca. Por usar as cyber ferramentas, permite total
interação com o cliente. Pode ser utilizado como ferramenta do
Marketing direto ou para o Marketing de massa.
Ecomarketing - Marketing Voltado a causas ambientais, naturais e ecológicas
Email Marketing
- Tipo de divulgação ou venda de produto utilizando-se o correio
eletrônico. É considerada uma das ferramentas do Marketing Direto
Endomarketing
- 1. Em uma tradução direta: Marketing voltado "para dentro'. É o
Marketing que tem como objetivo o público ou o ambiente interno de uma
organização. 2. Marketing executado por uma empresa de serviços
para treinar e motivar de forma efetiva os funcionários que entram em
contato com o consumidor e com todo o pessoal de apoio no serviço, de
modo a trabalhar uma equipe para proporcionar a satisfação do cliente.
Geomarketing
- 1. Marketing que considera o espaço geográfico e a localização entre
as suas ferramentas. 2. Abordagem de Marketing que possibilita a
utilização do composto de Marketing à forma como o Mercado se organiza
em um espaço físico, permitindo a análise das variáveis relevantes para
o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos.
Grassroots Marketing
- É a utilização de ferramentas e instrumentos de Marketing em grupos
de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de
transformar estas pessoas em evangelizadoras da marca, da empresa, do
produto ou do serviço.
Marketing 1 a 1
- Marketing individualizado. Remete à origem do Marketing direto. É
feito entre dois atores. É uma forma de se atender de forma
personalizada o cliente ou consumidor.
Marketing 1 para 1 - É outra forma de se chamar o Marketing 1 a 1
Marketing 1 to 1 - Ver Marketing 1 a 1
Marketing Ambiental
- Também chamado de Marketing natural ou ecomarketing. É o Marketing
voltado às causas ambientais ou naturais. Segundo a AMA (American
Marketing Association), é “O estudo dos aspectos positivos e negativos
das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de
energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.”
Marketing Boca-a-Boca
- É o Marketing feito sem a utilização de grandes veículos de
comunicação. É feito pelos próprios consumidores satisfeitos que passam
as suas experiências a outros consumidores.
Marketing Cinematográfico - Conjunto
de atividades que tem como objetivo transferir os filmes dos seus
produtores ao espectador final através da criação de uma marca
instantânea.
Marketing Concentrado
- É um tipo de estratégia que busca obter resultado em um determinado
mercado. É a utilização de todos os recursos da empresa em uma parte do
mercado visando dominá-lo.
Parte do pressuposto que é melhor ser
grande em um determinado mercado do que pequeno em todos.
Marketing Cultural
- Ferramenta utilizada para agregar valor à imagem de empresas que
proporcionam recursos monetários, intelectuais e morais, para a execução
de projetos culturais, pertinentes à sociedade.
Marketing de Bibliotecas - Segundo
a Wikipédia, “O Marketing de bibliotecas é a melhor forma de promover
os serviços e produtos que uma biblioteca pode oferecer. É também uma
ferramenta que valoriza seus produtos e serviços a medida que supram os
desejos e necessidades de seu usuário com a maior qualidade possível.”
Marketing de Experiência - Ver Marketing Experiencial
Marketing de Fidelização - Ver Marketing de Retenção
Marketing Geográfico - Ver Geomarketing
Marketing de Gestão de Vendas
Marketing de Guerra
- Marketing de guerra é o termo dado ao conjunto de estratégias
adaptadas dos campos de batalha para a utilização no combate ou defesa
nas empresas com relação a seus concorrentes
Marketing de Guerrilha - É
um método que utiliza estratégias de guerrilha bélica no campo do
marketing, para planejar, lançar e manter a maior ofensiva
mercadológica possível; seu objetivo é transformar clientes potenciais
em consumidores reais. Normalmente utilizado por empresas com pequenas
verbas.
Marketing de Incentivo
- É uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing,
fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens, entre
outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício,
atingir os objetivos da empresa
Marketing de Massa - Abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única.
Marketing Natural - Ver Marketing Ambiental ou Ecomarketing
Marketing de Nicho - É a estratégia que visa atender apenas uma parte bem específica de um segmento de mercado.
Marketing de Percepção -
Marketing de Permissão
Marketing de Previsão
Marketing de proximidade real - Ver Marketing Dharma.
Marketing de Relacionamento
- Estratégia que visa o profundo conhecimento do cliente e de seus
hábitos, visando atendê-lo de forma a obter a fidelização.
Marketing de Relações Públicas
Marketing de Resposta
Marketing de Retenção
- É o conjunto de ações integradas sistemáticas e contínuas de
comunicação e promoção, gerando freqüência e repetição de compra por
parte dos clientes e recompensando-os por isso, visando estratégias
para fidelizar ou reter o cliente.
Marketing de Segmento
Marketing de Serviços - Ferramenta utilizada para a venda e divulgação de serviços. Podem incluir bens tangíveis ou apenas intangíveis.
Marketing de Transação - É a realização de uma venda única, sem a idéia de relacionamento continuado.
Marketing de Valor
- Princípio do marketing consciente que determina que a empresa
deveria empregar a maior parte de seus recursos em investimentos de
marketing para aumentar seu valor.
Marketing de Varejo
- Atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e
serviço desejados pelos consumidores. Henri Richter definiu o varejo
como um processo de compra de produtos e quantidade relativamente
grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores e posterior
venda em quantidade de menores ao consumidor final.
Marketing Dharma -
Tipo de Marketing que age ao nível do conflito psicológico anterior à
vontade humana, dado que, cada vez mais, procuramos satisfazer
preferencialmente as necessidades inconscientes, concentrando-nos no
que é anterior à intencionalidade no Homem, ou seja, no que é
antecedente às necessidades e à motivação.
Marketing Diferenciado
- 1. Estratégia de marketing de ataque no qual se busca atingir o
mercado como um todo, ou parte deste, através de seus vários segmentos
com ofertas diferentes para cada um desses segmentos – o composto de
marketing é específico para atender as necessidades de cada segmento.
2. Esforço de marketing concentrado em um particular segmento de
mercado para efeito de um tratamento exclusivo. 3. Estratégia de
cobertura de mercado na qual a empresa decide visar vários segmentos do
mercado e desenvolve ofertas específicas para cada um deles
Marketing Digital - Ver Webmarketing
Marketing Direto - 1.
Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que
interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a
eles que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de
venda em que a figura do vendedor ou de um ponto de venda é
substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através
da mídia impressa ou eletrônicos. 4. Ação de Marketing que tem os seus
resultados mensuráveis.
Marketing Ecológico - Ver Marketing Ambiental
Marketing Eleitoral
Marketing Emocional
Marketing Esportivo
Marketing Ético
Marketing Etnográfico
Marketing Experiencial
- É o Marketing que integra diversos elementos relacionados à lógica,
às
emoções e ao Pensamento, visando o contato com o consumidor com a
marca ou empresa.
Marketing Experimental
Marketing Focado no Cliente
- Obtenção de um valor pleno de duração de cada cliente e manutenção
dessa duração crescente ano após ano. É usar os lucros excedentes do
sucesso alcançado para custear a conquista de novos clientes a um custo
mais baixo. O objetivo, a logo prazo, é a sobrevivência e o
crescimento rentáveis.
Marketing Global
Marketing Indiferenciado - Estratégia de ataque a um mercado no qual se busca atingir vários segmentos do mercado com uma única oferta
Marketing Institucional
- Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e
comportamentos dos clientes- alvo para com uma organização.
Marketing Integrado
Marketing interativo
- É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma
interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel
ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e
serviços.
Marketing internacional
- É a aplicação do composto de marketing para desenvolver
oportunidades de negócios em mercados externos ao de origem da empresa.
Marketing Interno
Marketing Líquido
- Marketing que se adapta constantemente aos novos hábitos dos
consumidores, utilizando novas ferramentas, meios, veículos e canais
que vão surgindo com a tecnologia, e, não apenas, a comunicação de
massa. Adapta as mídias ao consumidor, ao invés de forçar o consumidor a
se adaptar às mídias.
Marketing Multinível
Marketing Natural - Ver Marketing Ambiental
Marketing Olfativo - É
uma ferramenta de marketing que utiliza-se da aromatização de
ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do
olfato o interesse do consumidor
Marketing Online
- Marketing baseado no uso de ferramentas, instrumentos, softwares e
atividades relacionadas à Internet, como Links patrocinados, banners
publicitários, sites, emails, blogs e newsletters entre outros.
Marketing Organizacional
Marketing Permissivo
Marketing Pessoal
- É a utilização do Marketing Mix ou Composto de Marketing para a
geração de interesses ou preferências em relação a um determinado
indivíduo.
Marketing Político - Emprego
das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato.
Destacam-se a pesquisa de mercado eleitoral, o planejamento do conceito
do candidato as estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e
a organização geral da campanha.
Marketing Responsável
Marketing Reverso
- 1. Busca por parte de uma empresa de fornecedores. No modelo
tradicional era o fornecedor quem buscava o cliente. Há muitas razões
para um comprador aplicar o marketing reverso entre elas destacam as
seguintes: altos retornos, deficiências de mercado, considerações
futuras, procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia,
reconhecimento e valorização e tendências atuais.2. Maneira agressiva e
imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos em que o comprador
toma a iniciativa de fazer as propostas, sejam para fornecedores,
sejam para usuários dentro da organização.
Marketing Sensorial
Marketing Social - Atividade
empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma
transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de
posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando
agregar valor à marca e estimular as vendas.
Marketing Societal
Marketing Sustentável
Marketing Turístico
Marketing Verde - Ver Marketing Ambiental
Marketing Veterinário
Marketing Viral - Forma
de transmitir uma mensagem ou uma idéia a um grupo de pessoas. Cada
pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a
mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de
pessoas.
Micromarketing
Neuromarketing - Tipo de Marketing que estuda o comportamento do consumidor em sua essência.
Telemarketing - Originalmente, tipo de Marketing com ações efetuadas através do telefone.
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