Retorno do Investimento em Marketing
Inserir uma nova marca no
mercado e fazer com que ela seja bem sucedida é das tarefas mais difíceis para
qualquer gestor. Por detrás dos anúncios que vemos nas revistas e na TV existe
um planejamento e uma estratégia, uma verdadeira arte dos profissionais do
marketing.
Construir uma marca vai além
de criar um produto e disponibilizá-lo no mercado. O que se cria através de uma
estratégia de marketing é um valor acrescentado. Não é só um produto que é
vendido, mas um conceito, uma experiência. Se todos os produtos semelhantes
tivessem o mesmo valor acrescentado, a única coisa que iria diferenciar um dos
outros seria o preço, e ganharia aquele que tivesse o preço mais baixo,
obrigando os outros concorrentes a definirem ações para diminuir custos, em vez
de acrescentar valor para ganhar espaço no mercado. O que irá determinar o
sucesso de uma marca é a aceitação do público em relação ao produto, e é aí que
entra a estratégia dos profissionais para desenvolver uma tática que convença
o consumidor de que aquele produto não é apenas mais um.
Algumas empresas ainda hesitam
em investir numa campanha promocional, seja por não quererem disponibilizar os
recursos necessários, ou pela falta de informação sobre os resultados explicitáveis pelo orçamento disponibilizado para tais fins. A dúvida é onde e
como aplicar os investimentos para obter aumentos significativos de vendas dos
seus produtos ou serviços.
Para medir esse investimento,
algumas empresas estão a utilizar metodologias que revelam o índice de
desempenho das ações de marketing. O cálculo do Retorno do Investimento em
Marketing (ROI de Marketing) envolve técnicas de estatísticas e desenvolvimento
de suporte à tomada de decisões, de maneira a ser possível uma análise
detalhada das variáveis relevantes de um negócio. Esta prática, no entanto,
ainda é considerada um desafio para muitas empresas pela dimensão dos esforços
necessários à implementação de métodos precisos para medir esses resultados.
Uma grande número de organizações ainda aposta nas
decisões baseadas em tentativa e erro. Essa abordagem, no entanto, é obsoleta e
limitada, não condizente com a realidade global, que dispõe de estudos e
tecnologias de informação avançadas. Como saber qual o produto que teve a
melhor aceitação no mercado? E como definir que veículo de comunicação foi mais
eficiente? Qual a combinação adequada de veículo e produto para atingir o
público alvo? São questões que uma metodologia mais simplista não é capaz de
responder. Portanto, uma metodologia de avaliação bem estruturada é fundamental
à realidade de cada empresa.
A abordagem de ROI de Marketing
assume que todas as ações de marketing são mensuráveis e passíveis de otimização.
A filosofia deste processo depende de uma
combinação de ferramentas e ações, que são aplicadas de acordo com a dimensão e
estratégia de cada empresa.
Independente do tipo de
organização, procurar metodologias eficientes de mensuração dos resultados do
marketing é uma necessidade. Aquelas que continuarem a aplicar o sistema de
“tentativa e erro” cairão num nível de desperdício de tempo e recursos, que
resultará em perda de espaço para os seus concorrentes. O mercado está cada vez
mais globalizado, competitivo e informado.
Porque investir em marketing?
Essa é a grande questão para todos que pensam que não é
necessário investir na imagem da sua empresa. Muitas pessoas acreditam que
investimento é apenas em produtos ou funcionários, e é esse o maior erro de
algumas companhias. Para trazer investidores que geram lucros, precisamos
apresentar para os futuros clientes que somos uma empresa de sucesso.
Começamos respondendo uma típica pergunta de
empreendedores: “Porque devo investir em marketing?”. E a nossa primeira
resposta seria: “Você necessita investir em marketing!”.
A importância do investimento constante em marketing,
está totalmente ligado ao retorno, porém há muitos empresários esperando o
retorno imediato, e este é um dos motivos ao qual param de investir no
crescimento da marca. Em 2013, cerca de 71% das empresas pesquisadas irão
aumentar o investimento em marketing. Pesquisas apontam que 90% das empresas já
investem em marketing, porém, muitas empresas não investem constantemente.
Imagine que você está em um navio cargueiro, esse navio
necessita de combustível para que as turbinas funcionem e ele possa viajar para
todos os cantos do mundo, porém, se você coloca combustível apenas uma vez e
depois não abastece mais, consequentemente esse combustível irá acabar, com
isso a tripulação e toda carga ficará a deriva no mar. Assim funciona com as
empresas, o investimento é o combustível, e a sua empresa é o navio, se não
houver investimento de comunicação com seu público, a empresa não vai trazer o
retorno esperado e consequentemente não se tornará uma empresa de sucesso, ou
seja, sua empresa ficará a deriva no mar, enquanto os seus concorrente estarão
crescendo cada vez mais.
As empresas precisam de um excelente trabalho de
divulgação, fazer com que a marca e os produtos estejam na mente dos
consumidores. Os clientes além de terem necessidade, um bom marketing precisa
despertar um desejo aos consumidores de ter um tal produto.
Um dos maiores exemplos é a Coca-cola, que percebeu uma
queda nas vendas em uma cidade da Austrália e resolveu fazer uma campanha
inserindo os nomes de pessoas mais populares daquela cidade nas latinhas, e deu
no que deu, virou um viral por todo o mundo, onde fizeram a mesma campanha em
outros países. Esses consumidores não tiveram a necessidade de comprar uma
latinha da Coca-Cola e sim um desejo de ter uma latinha com seus nomes.
O marketing é a identidade da empresa, e uma empresa sem
identidade é uma empresa que não será conhecida ou tão mesmo reconhecida. Por
que dizemos que o marketing é a identidade da empresa? É a forma mais
abrangente possível que uma empresa pode se apresentar para os possíveis
clientes, parceiros, e atingir diretamente seu público alvo.
Hoje existem muitas empresas que estão diretamente ligadas
ao marketing e se tornaram dependentes dessa ferramenta, e um aviso para
aquelas que ainda não se preocupam com isso: Sua empresa esta ficando cada vez
mais para trás, seus concorrentes estão investindo em marketing.
As empresas necessitam de um marketing para poderem
continuar com sua jornada de crescimento e chegar ao sucesso.
A dica de hoje é o investimento no mundo digital, que é onde
habita o maior público consumidor.
Não deixe o combustível da sua marca se esgotar. Você
pode investir por vários meios de comunicação, e ganhar por meio das redes mais
acessadas do mundo como Google, Yahoo, Uol, Bing, Facebook ou até mesmo com
outros tipos de mídias.
Como investir em marketing nas pequenas empresas?
O trabalho na área de marketing nem sempre é visto como
um esforço que traz lucros imediatos, mas sim como um custo a mais para as
contas da empresa. Infelizmente.
Já para uma empresa que está em seus primeiros anos de
existência, a chance de os investimentos em marketing terem espaço dentro da
organização é ainda menor. O que, fatalmente, poderá ser um dos fatores de
insucesso caso o negócio não deslanche, juntamente com os problemas de
administração característicos das organizações menores e com pouca experiência
de mercado.
Como investir em marketing nas pequenas empresas?Porém,
nem sempre são necessários investimentos altos em marketing. Se sua empresa
conhece bem seu público-alvo e dedica parte preciosa do seu tempo a planejar
suas estratégias de comunicação e marketing o sucesso do negócio virá com o
tempo, sem grandes investimentos.
A atividade de marketing em uma empresa de pequeno porte
deve ser estruturada e estrategicamente pensada, ainda que a concentração das
ações esteja somente no empresário, inicialmente. Para isso, um plano de
marketing bem orientado ajudará a nortear as atividades de sua empresa.
Mas quais atividades são mais indicadas para as pequenas
empresas? Tudo dependerá dos hábitos de consumo de seu público-alvo, suas
preferências e características únicas. Mas, independente destes aspectos,
algumas ações podem ser levadas em consideração, como:
- Faça pesquisas
Antes mesmo de abrir uma empresa, é preciso conhecer todo
o mercado onde se deseja atuar. Cada vez que surge a idéia de um novo
produto/serviço, deve-se estudar minuciosamente se esta é a melhor opção frente
às necessidades do consumidor e o que a situação atual do mercado demonstra. É
importante, também, mensurar os resultados obtidos, pois uma pesquisa de
mercado deve nortear todas as ações que serão tomadas a seguir.
-Utilize a internet
A internet é um meio de comunicação com investimento
relativamente baixo frente a outros meios utilizados como esforço de marketing.
Seu crescimento tem causado muito impacto no modo de consumo das pessoas, e a
tendência é que isso se espalhe e cresça ainda mais. Além disso, este meio pode
ser utilizado em diversas etapas do seu negócio como: prospecção, divulgação da
marca, pré-venda, pós-venda etc.
Construa um site voltado para o seu cliente, e se optar
por usar serviços de mídias sociais e blogs gratuitos existentes
(Facebook, Twitter, WordPress, etc), não
se esqueça que este tipo de ação obrigatoriamente tem que gerar um retorno por
parte do cliente, uma interação, senão se torna algo frio e sem envolvimento.
Lembre-se que ter muitos “seguidores” e “fãs” não significa necessariamente que
seu negócio está deslanchando. Atraia o seu público-alvo, pois é desta forma
que suas vendas aumentarão. O bom relacionamento com os clientes deve ser o
pensamento primordial e sua resposta a ele, frente aos canais de comunicação
escolhidos, deve ser pronta e eficiente, sem delongas.
O e-mail marketing podem lhe ajudar a divulgar seus novos
produtos, sua participação em um evento do setor e comunicar tudo que sua
empresa precisa dizer. Não envie e-mails demais no mesmo dia, isso pode gerar
desconforto ao cliente, que automaticamente pensará se tratar de práticas
indesejáveis (spam).
- Imagem corporativa
Para vender seus novos produtos – que ainda têm sua
qualidade desconhecida do mercado – é muito importante que a imagem corporativa
transmita confiabilidade aos clientes. Investimentos em detalhes como logotipo,
slogan, embalagem, envelopes e papéis timbrados da empresa devem ser encarados
como um esforço de marketing, pois eles serão percebidos pelos clientes e
influenciarão em sua decisão de compra.
- Relacionamento e parcerias
É muito importante que você faça parcerias e tenha um bom
relacionamento com as empresas do seu meio de atuação – principalmente, com os
veículos que divulgam as notícias do setor, como revistas, sites e jornais. A
empresa é nova e precisa de reconhecimento, portanto, conquistar seus contatos
é premissa para trocas eficientes. Ter um bom relacionamento com aliados
facilita que o nome de sua empresa possa ser disseminado por estas parcerias de
forma interessante para o seu negócio.
Para isso, frequente eventos do seu segmento de atuação e
faça contatos duradouros – boas práticas de networking devem ser levadas em
consideração – que proporcionem parcerias de valor para ambas as partes. O
importante é mostrar onde você pode contribuir com o negócio do parceiro, em
troca da tão prestigiada colaboração por parte dele. Afinal, divulgação
positiva é o que sua empresa precisa para associar a marca a um bom negócio.
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