Falar sobre política, publicar fotos sensuais ou fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira" podem prejudicar suas relações no trabalho
Falar sobre política, publicar fotos sensuais
ou fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira"
podem prejudicar suas relações no trabalho
Publicar
fotos de biquíni, expor opiniões polêmicas ou até mesmo criticar um time de
futebol são atitudes comuns nas redes sociais. No entanto, quando se mantém
colegas de trabalho, principalmente os chefes, em seu Facebook, Twitter ou
outras ferramentas parecidas, estes tipos de publicação podem comprometer a
credibilidade do profissional e até mesmo por o seu emprego em risco. De acordo com a professora da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP),
Denise Delboni, o ato de se conectar com pessoas do ambiente de trabalho em
redes sociais é mais comum entre os jovens. “Para a geração mais nova, é uma
forma de se socializar rapidamente”, diz ela. Porém, Denise lembra que essa
atitude pode apresentar mais desvantagens do que vantagens.
Foi o que
percebeu a arquiteta Marina Fernandez, de 24 anos, quando sua última chefe a
convidou para fazer parte de sua rede de contatos no Facebook. “Eu fiquei
pensando 'Ai meu Deus, será que eu aceito?’. Ela já não era uma pessoa muito
agradável no ambiente de trabalho, então porque eu adicionaria na minha rede social?“,
comenta ela. Marina cedeu e acabou aceitando o pedido de amizade da dona do
escritório.
“Uma vez eu
peguei uma infecção alimentar e tive de ficar vários dias fora do escritório.
As outras funcionárias falaram que ela ficava de olho se eu postava alguma
coisa no Facebook, para saber se eu realmente estava doente”, conta Marina, que
em outra ocasião, saiu para jantar com colegas do escritório sem a chefe e
também teve problemas. “Alguém postou uma foto ou fez um check-in [divulgou a
localização] e ela viu. No dia seguinte, ela reclamou e falou ‘ai, saíram e não
me convidaram?’”.
Para
Douglas Gonçalves, parceiro de mídias sociais da Havik, o profissional que
recebe um pedido de amizade do chefe nas redes sociais não tem muita escolha,
senão a de aceitá-lo. “Você sente uma obrigação social em adicionar. Em algum
momento ele vai perceber que você não aceitou e isso acaba criando uma situação
desconfortável”, comenta.
Com a ajuda
de especialistas, o iG criou uma lista com 13 atitudes que o profissional deve
evitar tomar em suas redes sociais para preservar sua vida pessoal e o seu
relacionamento com os colegas de trabalho. Confira abaixo como manter uma
postural profissional em um ambiente virtual tão descontraído:
- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o
maior erro a ser evitado quando colegas de trabalho fazem parte de sua rede
social. “Você perde a liberdade de falar o que pensa de uma forma muito sincera
a respeito da empresa ou mesmo de colegas de trabalho. Quanto mais pessoas
relacionadas ao seu trabalho estão conectadas a você, mais cuidado é preciso
ter”, conta Sílvio Celestino, sócio da consultoria em treinamento de executivos
Alliance Coaching. Muitas companhias encaram o profissional como um
representante da marca, mesmo fora do ambiente de trabalho. Ao criticar a
empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o profissionalismo e a
fidelidade à empresa.
- Não postar fotos sensuais
“Tanto faz se você tem um superior
adicionado, alguém do mesmo nível hierárquico ou um liderado. Uma foto de
biquíni na praia não pega bem”, comenta Douglas Gonçalves. As fotos íntimas
devem ser compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a
imagem do profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta
regra se aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da
academia.
- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em
risco o emprego do profissional e também algum projeto no qual a companhia
esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto
da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer
reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras áreas. No
entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta informação e a
situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional assina um termo de
sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não vaze assuntos
confidenciais para concorrentes.
- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
A estudante Josyelle Moura, de 20 anos,
trabalhava em uma empresa em que o uso do Facebook era permitido e todos os
colegas faziam parte de sua rede de contatos. “Do dia para a noite, bloquearam.
Só que hoje todo mundo tem acesso pelo próprio celular”, conta ela. “Uma vez
nós fomos almoçar e postamos fotos. Então, os chefes foram reclamar que nós
estávamos postando foto durante o expediente”, diz Josyelle. A partir de então,
os funcionários eram obrigados a deixar o celular fora da sala para que ninguém
tivesse acesso ao Facebook. Além disso, uma pessoa ficou responsável por
monitorar os perfis dos colaboradores em redes sociais para saber se eles
faziam postagens no tempo em que estavam lá.
Caso o trabalho não esteja diretamente
relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o
expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se
divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a
semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega
meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação
em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente este
for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o superior, para
manter um diálogo transparente e não transmitir um sentimento de insubordinação
ou até mesmo preguiça. “É um comentário extremamente inocente e você vê até na
televisão os apresentadores de telejornal falando isso, mas pode ser mal
interpretado por seu chefe”, comenta Silvio Celestino.
- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
“Se a pessoa quer ser reconhecida como
alguém que tem maturidade, é inapropriado mostrar uma foto bêbado, em uma festa
ou uma reunião em que está todo mundo bêbado. Tudo isso pode afetar sua
credibilidade”, adverte Sílvio Celestino. O apropriado é que fotos que possam
comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os amigos
mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se possível,
não se deixe fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais
apenas alguns colegas de trabalho foram convidados. “Tem problema de tribo e
disputa de poder. Eu já ouvi comentários do tipo 'Olha, a pessoa frequenta a
casa daquele diretor. Que coisa absurda'. E isso foi dito por adultos, não eram
crianças”, comenta a professora Denise Delboni, da FGV.
- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social,
tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente para
compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário,
pode-se forçar uma intimidade que não existe. “Têm que ter percepção. Se
ninguém na rede tem chefia em grupo de amigos, não é por acaso. Você tem que
avaliar o tipo de empresa em que você está”, diz Denise Delboni.
- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes
sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com colegas
de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se possui muitas
informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não envolvam
o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura e crença de ninguém, o
melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como religião ou política. “É
melhor manter grupos fechados, nos quais você inclua familiares e amigos mais
próximos e nesses grupos você faz os comentários com mais liberdade”, aconselha
Silvio Celestino.
- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que
você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve
ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e
sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.
- Não cometer erros de português
O ambiente virtual permite que a linguagem
seja mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável esquecer as
regras gramaticais ou usar palavrões. “Tudo fica visível nas redes sociais.
Desde a educação até a falta dela”, brinca Denise Delboni.
- Não falar mal de empregos e chefes anteriores
Segundo Douglas Gonçalves, esta atitude pode
prejudicar o profissional futuramente. “Você não sabe o dia de amanhã. Muitas
contratações são feitas a partir de indicação, então você pode estar fechando
portas”, conta.
- Mantenha sua identidade
Para finalizar, o uso moderado das redes
sociais não pode significar a perda total da sua identidade nas ferramentas.
Usar sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as
relações profissionais. “Emitir uma opinião madura e bem embasada a respeito de
um assunto que diz respeito à empresa, ou alguma notícia que por ventura tenha
impacto para você ou para sua, vai ser bem interpretado”, comenta Silvio
Celestino.
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