Marketing Digital para Empresas

Marketing Digital para Empresas

As empresas têm grande interesse em utilizar as redes sociais na relação com clientes – sejam consumidores ou corporativos – mas a ferramenta ainda é principalmente um meio de propaganda, sendo que apenas uma minoria se vale das redes para ações de pós-venda ou como sistema de atendimento aos clientes.

Foi o que mediu uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), na terceira semana de abril, com 400 gerentes e diretores de segmentos B2B e B2C. Como a sustentar o principal uso da redes, 41% deles acreditam que houve melhora nas vendas.

Faz sentido, visto que as redes sociais são primordialmente utilizadas para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços – lógica reiterada por serem as áreas de marketing das empresas (66% das respostas) as grandes responsáveis por lidar com as novas ferramentas.

"Percebe-se que as empresas não costumam manter um relacionamento pós- venda por meio das redes sociais. Apenas 4% utilizam a ferramenta com a intenção de manter relação depois da venda concluída. Nota-se que nos negócios B2C há pouca preocupação em atender da melhor forma os clientes através destas redes. Apenas 8% utilizam a ferramenta como Serviço de Atendimento ao Cliente."

Vale mencionar que apesar daqueles 41% que perceberam resultados positivos, uma parcela muito significativa (37%) não obteve nenhuma melhora por utilizar as redes sociais. Para o Ibramerc, isso se deve ao fato de “muitos profissionais ainda não possuem domínio de linguagem, publicações que podem ser relevantes e formas de interação com os clientes”.

Pode ser, mas a pesquisa também mostra que há um certo receio de que as redes sociais também exponham as empresas. Um quarto das entrevistadas indicou que o maior ponto negativo dessas ferramentas é a “reclamação pública dos clientes”.

De acordo com a pesquisa, Facebook (24%) e Twitter (21%) são as principais redes utilizadas, seguidas pelo Youtube (16%), pelo uso de blogs (9%) e do Orkut (8%). Do total, 7% dos entrevistados pelo Ibramerc afirmaram não fazer uso da ferramenta.

Os  Resultados Digitais é uma empresa que tem como objetivo de ajudar as Médias e Pequenas Empresas a entenderem e aproveitarem os benefícios do Marketing Digital, conseguindo assim resultados reais e permanentes para os seus negócios. Fazemos isso hoje de três formas principais:


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    A Internet não é algo novo. Todos já utilizamos email, acessamos sites,
    compramos em lojas virtuais, e muitos de nós utiliza redes sociais, como o
    Facebook ou o Twitter. Mas como algo que incorporamos a nossas vidas
    de forma tão rápida, esquecemos às vezes que a Internet é usada também
    por nossos clientes e consumidores.
    Mais do que usar a Internet, os consumidores assumiram o comando dela.
    As mídias sociais, com seus blogs, redes sociais, sites colaborativos e de
    jogos, transformaram decisivamente a relação dos consumidores com as
    empresas, marcas e produtos.
    Os consumidores, antes focados nas mídias, recebiam informações sobre
    empresas e produtos através do jornalismo ou da publicidade. Nos dois
    casos a empresa tinha algum controle, através das relações públicas e da
    propaganda paga. Além disso, os negócios de varejo, utilizavam o ponto
    de venda, sua localização, como uma arma poderosa para atrair novos
    clientes.
    Mas tudo isso mudou, e mudou muito rapidamente. Os consumidores tem
    agora ferramentas de busca poderosas, que permitem localizar
    estabelecimentos comerciais próximos ao local onde estão naquele
    momento. Os blogs se tornaram a fonte de informação principal de muitos
    consumidores, principalmente aqueles que falam sobre marcas e produtos,
    comentando sobre a experiência de uso. As redes sociais se tornaram um
    canal de comunicação constante entre consumidores, que relatam em
    detalhes o que compram, como utilizam e o que acharam dos produtos e
    serviços.
    Somado a tudo isso, nunca foi tão fácil criar uma loja virtual. O ecommerce
    se popularizou, ao ponto que qualquer empresa recém criada, pode
    competir, na venda por produtos e serviços, tanto com as grandes redes
    quanto com os estabelecimentos comerciais que investiram tanto em lojas
    bem localizadas.

    Enfim é um cenário assustador. Se você está sentindo os efeitos desta
    revolução nos negócios, trazida pela Internet, então saiba que você pode
    tirar proveito dela. Se no seu negócio você ainda não percebeu isso, então
    acorde antes que seja tarde demais.
    Para aproveitar as oportunidades criadas pelas Internet, para evitar que os
    clientes atuais migrem para seus novos concorrentes, e que os clientes
    novos nunca apareçam, você tem que iniciar um conjuntos de ações
    estratégicas na Internet. Mas não basta enviar milhares de emails para
    desconhecidos, ou criar uma campanha de links patrocinados no Google.
    Para aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou
    recursos, e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes, você
    tem que ter uma estratégia coerente, eficiente, e eficaz, que transforme a
    Internet em um aliado do seu negócio hoje, amanhã e sempre. É por isso
    que o marketing digital existe.
    O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade,
    aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando
    está navegando. Não se trata de um ou outra ação, mas de um conjunto
    coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua
    empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os
    consumidores conheçam seu negócios, confiem nele, e tomem a decisão
    de compra a seu favor.

    Entendendo o consumidor online

    O marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os
    negócios e para as empresas. Não por uma questão de tecnologia, mas
    uma mudança no comportamento do consumidor, que está utilizando cada
    vez mais a Internet como meio de comunicação, informação,
    relacionamento e entretenimento.
    O consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços,
    não somente para encontra-los, mas principalmente para conhecer as
    experiências de outros consumidores.
    Imagine suas ultimas compras. Quantas vezes você usou o Google para
    encontrar um artigo de comparativo entre smart-phones, ou uma análise
    entre as diferenças da TV LCD e LED, ou ainda para encontrar uma
    opinião sobre um local ou um hotel de férias. A grande maioria dos
    consumidores usa a Internet como fonte de informação para construir sua
    imagem sobre produtos e serviços, antes de tomar sua decisão de compra.
    Na Internet atual, as informações vem de blogs, foruns de discussão, sites
    de vídeo, como o YouTube e o Vimeo, sites colaborativos, como a
    Wikipedia, e outras sites que chamamos de mídias sociais. São sites onde
    o conteúdo é produzido pelos próprio consumidores, e que geram
    informações atualizadas sobre basicamente qualquer atividade econômica,
    produto ou serviço do planeta.
    Mas como o consumidor se habitou a desenvolver relacionamentos e a se
    comunicar pela Internet com seus amigos, ele está constantemente
    trocando idéias através das redes sociais. Estas redes, como o Facebook,
    o Twitter e o LinkedIn, além de serem usadas para trocar informações
    entre amigos, elas servem para repercutir as experiências de consumo das
    pessoas.
    As redes sociais geram grande repercussão destas informações porque
    mantém uma rede de relacionamentos, onde um usuário que escreve
    sobre algo, pode ter sua informação transmitida viralmente, através dos
    diversos grupos de pessoas que se relacionam com ele. Nas redes sociais,
    um consumidor nunca está isolado. Uma reclamação ou um elogio, afeta
    não só ele e seus amigos, mas também todos os amigos de seus amigos,
    amplificando o poder da mensagem.
    É lógico que a publicidade ainda é uma ferramenta útil na Internet. O
    consumidor quando está buscando informações no Google, Bing ou Yahoo,
    é afetado pela publicidade veiculada nos links patrocinados. E quando ele
    está utilizando as mídias e redes sociais, ele é afetado pelos banners e
    vídeos publicitários veiculados nos Blogs, Fóruns, YouTube e nas redes
    sociais.
    Mas é importante que você saiba que só uma pequena parcela do total de
    consumidores é de fato afetada pela publicidade online. Estimativas
    divulgadas pelo Google, indicam que menos de 10% dos visitantes que
    usam suas buscas, clicam em anúncios dos links patrocinados.
    O email e as mensagens eletrônicas de diversos tipos, ainda são outra
    forma de atingir o consumidor. Mas cada dia mais, por causa dos
    spammers, golpes e virus, as pessoas estão mais seletivas na leitura de
    seus emails. Conseguir bons resultados com envio de emails para
    consumidores está se tornando uma arte cada vez mais complexa e cheia
    de detalhes.
    Enfim, são muitos os caminhos e ações que podem ser utilizadas na
    Internet para atingir o seu consumidor. Escolher qual utilizar, e
    principalmente, evitar o desperdício de dinheiro em ações sem resultado
    depende de conhecimento, pesquisa e planejamento. Para facilitar este
    trabalho, é que desenvolvi um modelo de setes estratégias, que permite
    trabalhar a Internet de forma integrada e eficiente, produzindo resultados
    controlados, e analise sobre o retorno do seu investimento.
    Para sua empresa crescer e se desenvolver ela tem que estar onde o seu
    cliente está, assim sua empresa têm que estar presente na Internet, e
    desenvolver uma estratégia de marketing digital eficiente.
    Se você observar o que falei até aqui, verá que seu consumidor:
    1.Pesquisa nas ferramentas de busca por conteúdo.
    2.Utiliza as mídias sociais e é afetado por elas.
    3.Propaga as informações que recebe de outros para seus amigos
    quando julga interessante
    4.Utiliza o email, mas é muito seletivo em relação ao que recebe em
    sua caixa postal.
    5.É, afetado pela publicidade online, embora em pequena escala.
    Se reunirmos todos estes elementos, podemos definir um modelo de
    marketing digital com foco no contato constante com os consumidores,
    tirando o máximo proveito de cada uma das ferramentas da Internet, e
    aumentando a exposição de sua marca.
    Observando o comportamento do consumidor online, e uma visão prática de
    marketing, de expor sua marca, manter contato com os consumidores, e se
    relacionar com eles, é que proponho a
    s
    Sete Estratégias do Marketing
    Digital
    :
    1.Marketing de conteúdo.
    2.Marketing nas mídias sociais.
    3.Marketing viral.
    4.E-mail marketing.
    5.Publicidade online.
    6.Pesquisa online.
    7.Monitoramento.

    Com este conjunto de estratégias sua empresa pode trabalhar ações de
    marketing digital, integradas no contexto do seu negócio, com as ações de
    marketing e publicidade convencionais.
    Com elas você ganha eficiência e foco, e pode se concentrar naquilo que
    mais importa para a sua empresa:
    Servir ao seu cliente
    .
    As Sete Estratégias cobrem de forma objetiva todo o ciclo de
    oportunidades de contato que sua empresa pode ter com seus
    consumidores. E para consolidar sua visão de como estas setes
    estratégias podem ajudar sua empresa na Internet vamos imaginar um
    ciclo completo de exposição e relacionamento de sua empresa com um
    consumidor.
    Neste ciclo típico você produz conteúdo, que atrai o consumidor quando
    ele está pesquisando e se informando para tomar decisões de compra.
    Com este conteúdo, você tem como trabalhar as mídias e redes sociais,
    pois tem informações relevantes para manter uma boa rede de
    relacionamentos com consumidores interessados na sua empresa.

    Ações de divulgação viral potencializam estas redes, pois multiplicam a
    sua exposição além das fronteiras dos consumidores que se relacionam
    diretamente com você. O Email, bem produzido, irá alimentar de
    informações aqueles consumidores mais tradicionais, que usam pouco as
    redes sociais, e portanto são informados prioritariamente por email. A
    publicidade online, paga ou gratuita, acelera o processo de exposição,
    atuando nos consumidores mais sensíveis a ela.
    Mas em todo este processo é importante que você também ouça os
    consumidores, mesmo aqueles que não estão em contato direto com sua
    empresa, é aí que a pesquisa online é útil.
    Por fim, como todo investimento deve ser controlado e seus resultados
    medidos, o monitoramento trará as informações relevantes sobre os
    resultados obtidos com seus esforço de marketing digital.
    É deste ciclo completo que se tratam as Setes Estratégias do Marketing
    Digital: : Conteúdo, Mídias Sociais, Viral, Email, Publicidade, Pesquisa e
    Monitoramento. Com estas estratégias implementadas de forma integrada
    sua empresa estará presente na Internet, e poderá tirar o máximo proveito
    desta nova era da comunicação global.


    Dicas de marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital que
    visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair a
    atenção e conquistar o consumidor online.
    Pense como você navega quando procura algo novo. Você vai no Google,
    digita um ou duas palavras chaves relacionadas ao que procura, por
    exemplo “cruzeiro mediterrâneo”. Depois você analisa a lista resumo que o
    Google exibe na tela. Esta lista contém um título, que é o que você lê
    primeiro, e duas linhas de descrição. Se você encontrar algo útil para sua
    pesquisa, você clica na link no título, se não, você digita novamente outras
    palavras. Agora talvez algo mais específico, como “cruzeiro de férias no
    mediterrâneo”, e recomeça o processo.
    Toda vez que você clica em um título, o Google te envia para o site
    correspondente. Você passa os olhos no site, e se não reconhecer algo
    útil, você clica no botão de voltar do navegador, e recomeça a busca.
    Simples assim. Você busca, analisa e refina a busca. Deste processo você
    acaba adicionando nos seus favoritos, os sites que você considerou
    relevantes para sua pesquisa.
    Então, os novos consumidores são atraídos para o seu site, pois as
    ferramentas de busca, como o Google, varrem seu conteúdo e o exibem
    para seus consumidores no momento em que ele está buscando algo
    relacionado ao seu negócio. Se você não tiver conteúdo relevante, os
    consumidores não param no seu site. Se não tiver conteúdo relacionado
    aos que o seu consumidor busca, no processo de decisão de compra do
    seu produto ou serviço, ele sequer chegará no seu site.
    O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, desde a
    correta concepção do site, otimização do site para ferramentas de busca
    (SEO),
    construção de um blog, e inúmeras outras, que visam tornar seu
    site visível para as ferramentas de buscam, como o Google, e atraente
    para o seu consumidor.

    Defina seu público-alvo, de forma clara e específica


    Não há como iniciar ações de marketing de conteúdo sem ter um público
    específico em mente. Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fato
    precisa e dá valor ao seu produto ou serviço. O seu cliente ideal.
    Esta definição você já deveria ter no planejamento do seu negócio, mas se
    não tem, esta é uma boa oportunidade. Defina quem é o seu cliente, o
    público alvo do seu negócio. Pense em renda, localização, faixa etária,
    escolaridade, e outros parâmetros que caracterizem bem o seu
    consumidor.
    Pense principalmente em quem é o seu público-alvo online. Se necessário
    pesquise, converse com clientes, busque na Internet grupos de discussão.
    Não parta de premissas erradas. Não assuma que um grupo não usa muito
    a Internet. Pesquise. Você irá se surpreender.
    Muitos negócios tem vários públicos-alvo. Mas você não tem que abordar
    todos eles online. Pense naqueles consumidores que usam mais a
    Internet, buscam mais no Google e assim podem ser mais influenciados
    pelas suas ações de marketing de conteúdo.


    Planeje o conteúdo

    Planeje o conteúdo que você pode produzir para este seu consumidor.
    Pense no que o seu consumidor
    busca na Internet antes de decidir a
    compra

    Não produza conteúdo para você ou sua empresa. Produza
    conteúdo para atrair o seu cliente.

    Não pense em produtos ou serviços, pense em informações
    úteis
    . Pense como o seu cliente pensaria, na frente do Google, quando
    procura um produto ou serviço fornecido por uma empresa como a sua.
    Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza, siga os passos do
    planejamento de conteúdo:

    •Quem é o público-alvo: Você respondeu esta pergunta na ação
    anterior. Agora escreva claramente no seu planejamento.

    •O que se pretende do público-alvo: Você quer que eles encontrem sua
    empresa, e se dirijam a uma loja? Você quer que eles comprem
    online? Você quer que eles entrem em contato por telefone? Defina
    o que você pretende fazer com o consumidor quando ele
    finalmente entrar no seu site.

    •Como se comporta o público-alvo: Você sabe quem eles são, agora
    pesquise como eles se comportam. São compradores online
    frequentes? São pró-ativos e colaborativos? São fieis a um marca
    ou site? É importante você entender o comportamento para saber o
    que vai apresentar em seu site no primeiro contato.

    •Que informação o público-alvo busca: Você não pode produzir
    conteúdo para tudo e todos. Pense que informação essencial o seu
    consumidor busca durante o processo de decisão de compra do
    seu produto ou serviço. Pense como ele. O que você faz ou faria
    antes de decidir comprar no seu mercado. Pesquisaria empresa,
    recomendações, comentários ou referências? Que informação seu
    consumidor busca antes de comprar?

    •Que conteúdo produzir para o público-alvo: Definida a informação que
    ele busca, você agora tem que definir que conteúdo vai produzir.
    Informação e conteúdo são coisas bem diferentes. Se você busca
    informação sobre restaurantes, você pode encontrar como
    conteúdo: descrição do restaurante, comentários de clientes, ou
    críticas de especialistas. Pense no conteúdo que você acredita seja
    mais relevante para seu consumidor, e que você possa produzir.

    •Como produzir esse conteúdo: Agora que você sabe o que tem que
    produzir, planeje como produzir. Não menospreze a importância
    desta etapa. Você tem que determinar o tempo e os recursos
    necessários para produzir o conteúdo. Mesmo que você deseje
    produzir pessoalmente o conteúdo para seu consumidor, precisará

    Aloque recursos

    Não há mágica, você tem que alocar os recursos necessários para
    produção do conteúdo da sua empresa. Pense neste investimento como a
    divulgação do seu negócio para um público que está realmente buscando
    por ele na Internet.
    Estes recursos podem ser um estagiário, um funcionário, ou mesmo você.
    Mas garanta que sejam reservados um horário e dia da semana fixos para
    esta atividade.
    Aloque os recursos necessários à execução do planejamento e à produção
    constante de conteúdo.






     
  

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