Marketing Digital para Empresas
As
empresas têm grande interesse em utilizar as redes sociais na relação
com clientes – sejam consumidores ou corporativos – mas a ferramenta
ainda é principalmente um meio de propaganda, sendo que apenas uma
minoria se vale das redes para ações de pós-venda ou como sistema de
atendimento aos clientes.
Foi o que mediu uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), na terceira semana de abril, com 400 gerentes e diretores de segmentos B2B e B2C. Como a sustentar o principal uso da redes, 41% deles acreditam que houve melhora nas vendas.
Faz sentido, visto que as redes sociais são primordialmente utilizadas para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços – lógica reiterada por serem as áreas de marketing das empresas (66% das respostas) as grandes responsáveis por lidar com as novas ferramentas.
"Percebe-se que as empresas não costumam manter um relacionamento pós- venda por meio das redes sociais. Apenas 4% utilizam a ferramenta com a intenção de manter relação depois da venda concluída. Nota-se que nos negócios B2C há pouca preocupação em atender da melhor forma os clientes através destas redes. Apenas 8% utilizam a ferramenta como Serviço de Atendimento ao Cliente."
Vale mencionar que apesar daqueles 41% que perceberam resultados positivos, uma parcela muito significativa (37%) não obteve nenhuma melhora por utilizar as redes sociais. Para o Ibramerc, isso se deve ao fato de “muitos profissionais ainda não possuem domínio de linguagem, publicações que podem ser relevantes e formas de interação com os clientes”.
Pode ser, mas a pesquisa também mostra que há um certo receio de que as redes sociais também exponham as empresas. Um quarto das entrevistadas indicou que o maior ponto negativo dessas ferramentas é a “reclamação pública dos clientes”.
De acordo com a pesquisa, Facebook (24%) e Twitter (21%) são as principais redes utilizadas, seguidas pelo Youtube (16%), pelo uso de blogs (9%) e do Orkut (8%). Do total, 7% dos entrevistados pelo Ibramerc afirmaram não fazer uso da ferramenta.
Foi o que mediu uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), na terceira semana de abril, com 400 gerentes e diretores de segmentos B2B e B2C. Como a sustentar o principal uso da redes, 41% deles acreditam que houve melhora nas vendas.
Faz sentido, visto que as redes sociais são primordialmente utilizadas para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços – lógica reiterada por serem as áreas de marketing das empresas (66% das respostas) as grandes responsáveis por lidar com as novas ferramentas.
"Percebe-se que as empresas não costumam manter um relacionamento pós- venda por meio das redes sociais. Apenas 4% utilizam a ferramenta com a intenção de manter relação depois da venda concluída. Nota-se que nos negócios B2C há pouca preocupação em atender da melhor forma os clientes através destas redes. Apenas 8% utilizam a ferramenta como Serviço de Atendimento ao Cliente."
Vale mencionar que apesar daqueles 41% que perceberam resultados positivos, uma parcela muito significativa (37%) não obteve nenhuma melhora por utilizar as redes sociais. Para o Ibramerc, isso se deve ao fato de “muitos profissionais ainda não possuem domínio de linguagem, publicações que podem ser relevantes e formas de interação com os clientes”.
Pode ser, mas a pesquisa também mostra que há um certo receio de que as redes sociais também exponham as empresas. Um quarto das entrevistadas indicou que o maior ponto negativo dessas ferramentas é a “reclamação pública dos clientes”.
De acordo com a pesquisa, Facebook (24%) e Twitter (21%) são as principais redes utilizadas, seguidas pelo Youtube (16%), pelo uso de blogs (9%) e do Orkut (8%). Do total, 7% dos entrevistados pelo Ibramerc afirmaram não fazer uso da ferramenta.
Os Resultados
Digitais é uma empresa que tem como objetivo de ajudar as Médias e Pequenas
Empresas a entenderem e aproveitarem os benefícios do Marketing Digital,
conseguindo assim resultados reais e permanentes para os seus negócios. Fazemos
isso hoje de três formas principais:
- Temos um software completo e integrado para gestão de Marketing Digital. O RD Station permite gerenciar em uma única ferramenta todas as ações de atração e conversão de Visitantes qualificados em Leads e Clientes, monitoramento e relacionamento nos diferentes canais e mídias sociais, e análise e otimização do funil de vendas para garantir um retorno sobre investimento cada vez maior.Para conhecer mais sobre o RD Station, clique aqui.
- Temos uma metodologia passo a passo de implementação de Marketing Digital que já rodamos e refinamos com mais de 40 empresas clientes. Oferecemos pacotes de consultoria em cima desta metodologia e do uso efetivo do RD Station.
- Produzimos muito conteúdo educativo cobrindo temas como mídias sociais, blogs, email marketing, SEO, web analytics, Landing Pages, monitoramento, compra de mídia online, geração e nutrição de Leads, entre outros.Este conteúdo toma forma de posts no blog de Marketing Digital, eBooks e Webinars gratuitos e palestras presenciais.A Internet não é algo novo. Todos já utilizamos email, acessamos sites,compramos em lojas virtuais, e muitos de nós utiliza redes sociais, como oFacebook ou o Twitter. Mas como algo que incorporamos a nossas vidasde forma tão rápida, esquecemos às vezes que a Internet é usada tambémpor nossos clientes e consumidores.Mais do que usar a Internet, os consumidores assumiram o comando dela.As mídias sociais, com seus blogs, redes sociais, sites colaborativos e dejogos, transformaram decisivamente a relação dos consumidores com asempresas, marcas e produtos.Os consumidores, antes focados nas mídias, recebiam informações sobreempresas e produtos através do jornalismo ou da publicidade. Nos doiscasos a empresa tinha algum controle, através das relações públicas e dapropaganda paga. Além disso, os negócios de varejo, utilizavam o pontode venda, sua localização, como uma arma poderosa para atrair novosclientes.Mas tudo isso mudou, e mudou muito rapidamente. Os consumidores temagora ferramentas de busca poderosas, que permitem localizarestabelecimentos comerciais próximos ao local onde estão naquelemomento. Os blogs se tornaram a fonte de informação principal de muitosconsumidores, principalmente aqueles que falam sobre marcas e produtos,comentando sobre a experiência de uso. As redes sociais se tornaram umcanal de comunicação constante entre consumidores, que relatam emdetalhes o que compram, como utilizam e o que acharam dos produtos eserviços.Somado a tudo isso, nunca foi tão fácil criar uma loja virtual. O ecommercese popularizou, ao ponto que qualquer empresa recém criada, podecompetir, na venda por produtos e serviços, tanto com as grandes redesquanto com os estabelecimentos comerciais que investiram tanto em lojasbem localizadas.Enfim é um cenário assustador. Se você está sentindo os efeitos destarevolução nos negócios, trazida pela Internet, então saiba que você podetirar proveito dela. Se no seu negócio você ainda não percebeu isso, entãoacorde antes que seja tarde demais.Para aproveitar as oportunidades criadas pelas Internet, para evitar que osclientes atuais migrem para seus novos concorrentes, e que os clientesnovos nunca apareçam, você tem que iniciar um conjuntos de açõesestratégicas na Internet. Mas não basta enviar milhares de emails paradesconhecidos, ou criar uma campanha de links patrocinados no Google.Para aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ourecursos, e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes, vocêtem que ter uma estratégia coerente, eficiente, e eficaz, que transforme aInternet em um aliado do seu negócio hoje, amanhã e sempre. É por issoque o marketing digital existe.O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade,aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quandoestá navegando. Não se trata de um ou outra ação, mas de um conjuntocoerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da suaempresa com seus clientes. O marketing digital faz com que osconsumidores conheçam seu negócios, confiem nele, e tomem a decisãode compra a seu favor.Entendendo o consumidor onlineO marketing digital está se tornando cada dia mais importante para osnegócios e para as empresas. Não por uma questão de tecnologia, masuma mudança no comportamento do consumidor, que está utilizando cadavez mais a Internet como meio de comunicação, informação,relacionamento e entretenimento.O consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços,não somente para encontra-los, mas principalmente para conhecer asexperiências de outros consumidores.Imagine suas ultimas compras. Quantas vezes você usou o Google paraencontrar um artigo de comparativo entre smart-phones, ou uma análiseentre as diferenças da TV LCD e LED, ou ainda para encontrar umaopinião sobre um local ou um hotel de férias. A grande maioria dosconsumidores usa a Internet como fonte de informação para construir suaimagem sobre produtos e serviços, antes de tomar sua decisão de compra.Na Internet atual, as informações vem de blogs, foruns de discussão, sitesde vídeo, como o YouTube e o Vimeo, sites colaborativos, como aWikipedia, e outras sites que chamamos de mídias sociais. São sites ondeo conteúdo é produzido pelos próprio consumidores, e que geraminformações atualizadas sobre basicamente qualquer atividade econômica,produto ou serviço do planeta.Mas como o consumidor se habitou a desenvolver relacionamentos e a secomunicar pela Internet com seus amigos, ele está constantementetrocando idéias através das redes sociais. Estas redes, como o Facebook,o Twitter e o LinkedIn, além de serem usadas para trocar informaçõesentre amigos, elas servem para repercutir as experiências de consumo daspessoas.As redes sociais geram grande repercussão destas informações porquemantém uma rede de relacionamentos, onde um usuário que escrevesobre algo, pode ter sua informação transmitida viralmente, através dosdiversos grupos de pessoas que se relacionam com ele. Nas redes sociais,um consumidor nunca está isolado. Uma reclamação ou um elogio, afetanão só ele e seus amigos, mas também todos os amigos de seus amigos,amplificando o poder da mensagem.É lógico que a publicidade ainda é uma ferramenta útil na Internet. Oconsumidor quando está buscando informações no Google, Bing ou Yahoo,é afetado pela publicidade veiculada nos links patrocinados. E quando eleestá utilizando as mídias e redes sociais, ele é afetado pelos banners evídeos publicitários veiculados nos Blogs, Fóruns, YouTube e nas redessociais.Mas é importante que você saiba que só uma pequena parcela do total deconsumidores é de fato afetada pela publicidade online. Estimativasdivulgadas pelo Google, indicam que menos de 10% dos visitantes queusam suas buscas, clicam em anúncios dos links patrocinados.O email e as mensagens eletrônicas de diversos tipos, ainda são outraforma de atingir o consumidor. Mas cada dia mais, por causa dosspammers, golpes e virus, as pessoas estão mais seletivas na leitura deseus emails. Conseguir bons resultados com envio de emails paraconsumidores está se tornando uma arte cada vez mais complexa e cheiade detalhes.Enfim, são muitos os caminhos e ações que podem ser utilizadas naInternet para atingir o seu consumidor. Escolher qual utilizar, eprincipalmente, evitar o desperdício de dinheiro em ações sem resultadodepende de conhecimento, pesquisa e planejamento. Para facilitar estetrabalho, é que desenvolvi um modelo de setes estratégias, que permitetrabalhar a Internet de forma integrada e eficiente, produzindo resultadoscontrolados, e analise sobre o retorno do seu investimento.Para sua empresa crescer e se desenvolver ela tem que estar onde o seucliente está, assim sua empresa têm que estar presente na Internet, edesenvolver uma estratégia de marketing digital eficiente.Se você observar o que falei até aqui, verá que seu consumidor:1.Pesquisa nas ferramentas de busca por conteúdo.2.Utiliza as mídias sociais e é afetado por elas.3.Propaga as informações que recebe de outros para seus amigosquando julga interessante4.Utiliza o email, mas é muito seletivo em relação ao que recebe emsua caixa postal.5.É, afetado pela publicidade online, embora em pequena escala.Se reunirmos todos estes elementos, podemos definir um modelo demarketing digital com foco no contato constante com os consumidores,tirando o máximo proveito de cada uma das ferramentas da Internet, eaumentando a exposição de sua marca.Observando o comportamento do consumidor online, e uma visão prática demarketing, de expor sua marca, manter contato com os consumidores, e serelacionar com eles, é que proponho asSete Estratégias do MarketingDigital:1.Marketing de conteúdo.2.Marketing nas mídias sociais.3.Marketing viral.4.E-mail marketing.5.Publicidade online.6.Pesquisa online.7.Monitoramento.Com este conjunto de estratégias sua empresa pode trabalhar ações demarketing digital, integradas no contexto do seu negócio, com as ações demarketing e publicidade convencionais.Com elas você ganha eficiência e foco, e pode se concentrar naquilo quemais importa para a sua empresa:Servir ao seu cliente.As Sete Estratégias cobrem de forma objetiva todo o ciclo deoportunidades de contato que sua empresa pode ter com seusconsumidores. E para consolidar sua visão de como estas setesestratégias podem ajudar sua empresa na Internet vamos imaginar umciclo completo de exposição e relacionamento de sua empresa com umconsumidor.Neste ciclo típico você produz conteúdo, que atrai o consumidor quandoele está pesquisando e se informando para tomar decisões de compra.Com este conteúdo, você tem como trabalhar as mídias e redes sociais,pois tem informações relevantes para manter uma boa rede derelacionamentos com consumidores interessados na sua empresa.Ações de divulgação viral potencializam estas redes, pois multiplicam asua exposição além das fronteiras dos consumidores que se relacionamdiretamente com você. O Email, bem produzido, irá alimentar deinformações aqueles consumidores mais tradicionais, que usam pouco asredes sociais, e portanto são informados prioritariamente por email. Apublicidade online, paga ou gratuita, acelera o processo de exposição,atuando nos consumidores mais sensíveis a ela.Mas em todo este processo é importante que você também ouça osconsumidores, mesmo aqueles que não estão em contato direto com suaempresa, é aí que a pesquisa online é útil.Por fim, como todo investimento deve ser controlado e seus resultadosmedidos, o monitoramento trará as informações relevantes sobre osresultados obtidos com seus esforço de marketing digital.É deste ciclo completo que se tratam as Setes Estratégias do MarketingDigital: : Conteúdo, Mídias Sociais, Viral, Email, Publicidade, Pesquisa eMonitoramento. Com estas estratégias implementadas de forma integradasua empresa estará presente na Internet, e poderá tirar o máximo proveitodesta nova era da comunicação global.Dicas de marketing de conteúdoO marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital quevisam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair aatenção e conquistar o consumidor online.Pense como você navega quando procura algo novo. Você vai no Google,digita um ou duas palavras chaves relacionadas ao que procura, porexemplo “cruzeiro mediterrâneo”. Depois você analisa a lista resumo que oGoogle exibe na tela. Esta lista contém um título, que é o que você lêprimeiro, e duas linhas de descrição. Se você encontrar algo útil para suapesquisa, você clica na link no título, se não, você digita novamente outraspalavras. Agora talvez algo mais específico, como “cruzeiro de férias nomediterrâneo”, e recomeça o processo.Toda vez que você clica em um título, o Google te envia para o sitecorrespondente. Você passa os olhos no site, e se não reconhecer algoútil, você clica no botão de voltar do navegador, e recomeça a busca.Simples assim. Você busca, analisa e refina a busca. Deste processo vocêacaba adicionando nos seus favoritos, os sites que você considerourelevantes para sua pesquisa.Então, os novos consumidores são atraídos para o seu site, pois asferramentas de busca, como o Google, varrem seu conteúdo e o exibempara seus consumidores no momento em que ele está buscando algorelacionado ao seu negócio. Se você não tiver conteúdo relevante, osconsumidores não param no seu site. Se não tiver conteúdo relacionadoaos que o seu consumidor busca, no processo de decisão de compra doseu produto ou serviço, ele sequer chegará no seu site.O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, desde acorreta concepção do site, otimização do site para ferramentas de busca(SEO),construção de um blog, e inúmeras outras, que visam tornar seusite visível para as ferramentas de buscam, como o Google, e atraentepara o seu consumidor.Defina seu público-alvo, de forma clara e específicaNão há como iniciar ações de marketing de conteúdo sem ter um públicoespecífico em mente. Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fatoprecisa e dá valor ao seu produto ou serviço. O seu cliente ideal.Esta definição você já deveria ter no planejamento do seu negócio, mas senão tem, esta é uma boa oportunidade. Defina quem é o seu cliente, opúblico alvo do seu negócio. Pense em renda, localização, faixa etária,escolaridade, e outros parâmetros que caracterizem bem o seuconsumidor.Pense principalmente em quem é o seu público-alvo online. Se necessáriopesquise, converse com clientes, busque na Internet grupos de discussão.Não parta de premissas erradas. Não assuma que um grupo não usa muitoa Internet. Pesquise. Você irá se surpreender.Muitos negócios tem vários públicos-alvo. Mas você não tem que abordartodos eles online. Pense naqueles consumidores que usam mais aInternet, buscam mais no Google e assim podem ser mais influenciadospelas suas ações de marketing de conteúdo.Planeje o conteúdoPlaneje o conteúdo que você pode produzir para este seu consumidor.Pense no que o seu consumidorbusca na Internet antes de decidir acompraNão produza conteúdo para você ou sua empresa. Produzaconteúdo para atrair o seu cliente.Não pense em produtos ou serviços, pense em informaçõesúteis. Pense como o seu cliente pensaria, na frente do Google, quandoprocura um produto ou serviço fornecido por uma empresa como a sua.Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza, siga os passos doplanejamento de conteúdo:•Quem é o público-alvo: Você respondeu esta pergunta na açãoanterior. Agora escreva claramente no seu planejamento.•O que se pretende do público-alvo: Você quer que eles encontrem suaempresa, e se dirijam a uma loja? Você quer que eles compremonline? Você quer que eles entrem em contato por telefone? Definao que você pretende fazer com o consumidor quando elefinalmente entrar no seu site.•Como se comporta o público-alvo: Você sabe quem eles são, agorapesquise como eles se comportam. São compradores onlinefrequentes? São pró-ativos e colaborativos? São fieis a um marcaou site? É importante você entender o comportamento para saber oque vai apresentar em seu site no primeiro contato.•Que informação o público-alvo busca: Você não pode produzirconteúdo para tudo e todos. Pense que informação essencial o seuconsumidor busca durante o processo de decisão de compra doseu produto ou serviço. Pense como ele. O que você faz ou fariaantes de decidir comprar no seu mercado. Pesquisaria empresa,recomendações, comentários ou referências? Que informação seuconsumidor busca antes de comprar?•Que conteúdo produzir para o público-alvo: Definida a informação queele busca, você agora tem que definir que conteúdo vai produzir.Informação e conteúdo são coisas bem diferentes. Se você buscainformação sobre restaurantes, você pode encontrar comoconteúdo: descrição do restaurante, comentários de clientes, oucríticas de especialistas. Pense no conteúdo que você acredita sejamais relevante para seu consumidor, e que você possa produzir.•Como produzir esse conteúdo: Agora que você sabe o que tem queproduzir, planeje como produzir. Não menospreze a importânciadesta etapa. Você tem que determinar o tempo e os recursosproduzir pessoalmente o conteúdo para seu consumidor, precisaráAloque recursosNão há mágica, você tem que alocar os recursos necessários paraprodução do conteúdo da sua empresa. Pense neste investimento como adivulgação do seu negócio para um público que está realmente buscandopor ele na Internet.Estes recursos podem ser um estagiário, um funcionário, ou mesmo você.Mas garanta que sejam reservados um horário e dia da semana fixos paraesta atividade.Aloque os recursos necessários à execução do planejamento e à produçãoconstante de conteúdo.
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